Para além da realização de esculturas, pinturas, desenhos, murais e painéis, Francisco Brennand compreendia a produção de objetos utilitários e revestimentos como parte constitutiva do seu trabalho artístico. Ao longo de sua carreira, desenvolveu diversas linhas cerâmicas, frutos de sua pesquisa e do trabalho compartilhado com oleiros e decoradores, difundindo formas, cores e desenhos característicos de sua poética. Esses objetos utilitários continuam a ser produzidos na Olaria e vendidos pela loja da Oficina.

A dimensão monumental da obra do artista mobilizou um conjunto de pessoas, saberes e práticas necessários não somente à sua viabilização, mas ainda à manutenção de seu legado. Graças à reprodutibilidade permitida pela cerâmica, peças utilitárias continuam a ser produzidas na Oficina por uma equipe de mestres, muitos deles antigos parceiros de trabalho do artista.

Os desenhos florais e a paleta de cores das peças atualmente produzidas seguem as criações de Brennand com fidelidade. Cada objeto demora, em média, 15 dias para ficar pronto. Todos os produtos são feitos à mão, a partir de cuidadosos processos de modelagem, decoração (desenho e pintura), esmaltação, queimas e secagem, técnicas originalmente utilizadas pelo artista em sua obra.

Conheça nossa loja aqui.