Oficina Francisco Brennand prorroga inscrições para residências no Recife e em Nantes
São nove vagas para a atividade na capital pernambucana ao longo de cinco semanas, já a bolsa internacional selecionará artista residente no Recife para ir à cidade francesa. As inscrições estão abertas até domingo, 4 de junho

A artista Lia Letícia fará o acompanhamento curatorial da Residência Cultural 2023
Estão abertas as inscrições das Chamadas Públicas de dois novos projetos da Oficina Francisco Brennand que estimulam processos de reflexão e experimentação. Na Residência Cultural 2023, nove bolsistas serão selecionados para participar de convivências e intercâmbios criativos. Na Bolsa Residência Internacional Recife Nantes, um artista da Região Metropolitana será escolhido para desenvolver um projeto na França.
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DOMINGO, 4 DE JUNHO
A Residência Cultural acontece no Recife entre 14 agosto e 22 de outubro de 2023, em dois ciclos. Possui abrangência nacional e é voltada para profissionais das artes em suas inúmeras linguagens e transversalidades (visuais, sonoras, corporais, audiovisuais, cênicas, educativas, curatoriais, acadêmicas etc). Os nove selecionados receberão um apoio de R$ 2,5 mil, além de auxílios para hospedagem, transporte e refeições.
A Bolsa Residência Internacional Recife Nantes é destinada a artistas que residem na cidade do Recife e Região Metropolitana há pelo menos 3 anos. Ela acontece entre os meses de outubro e novembro na cidade de Nantes (França), com base na Galerie Paradise, espaço de experimentação e pesquisa em arte contemporânea. O selecionado receberá um apoio de 2,5 mil Euros.
A Residência Cultural 2023 parte da ideia de "fruto". É um tema que carrega noções de memória da terra, disseminação dos saberes e reprodução ou transformação da matéria. Esperam-se projetos que ramifiquem, interliguem e transversalizem as linguagens e as práticas, com propostas que abracem as relações de natureza e cultura, território e memória como perspectivas de criação de mundo.
Para a Bolsa Residência Recife Nantes, esperam-se projetos interessados nas relações que até hoje permanecem nestes territórios, cidades portuárias com grande presença histórica migratória, posicionadas à beira dos rios Capibaribe e Loire.
A Residência Cultural terá a artista Lia Letícia como curadora convidada. A partir de sua experiência no campo das poéticas visuais e da educação, ela vai propor uma metodologia de acompanhamento para o grupo, que abrace o caráter coletivo e as singularidades de cada processo criativo a ser desenvolvido.
As chamadas públicas têm realização da Oficina Francisco Brennand. A bolsa para Nantes está sendo oferecida juntamente com o Consulado Geral da França no Recife, contando com a parceria do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), Prefeitura do Recife, Usina de Arte, Prefeitura de Nantes, Galerie Paradise e Embaixada da França no Brasil.
Em 2021, a Oficina promoveu a "Residência Cultural Moldar o Existir: Vivências Mediadas pelo Barro", com coordenação de Renata Felinto, e a "Residência Processos de Criação em Educação", conduzida por Gleyce Kelly Heitor.
Serviço:
Chamada Pública das Residências da Oficina Francisco Brennand
Formulário de inscrição da Residência Cultural 2023 (clique aqui)
Formulário de inscrição da Bolsa Residência Internacional Recife Nantes (clique aqui)
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DOMINGO, 4 DE JUNHO
