top of page

Residência Cultural 2023



Chegou ao fim o segundo ciclo da Residência Cultural 2023 da Oficina Francisco Brennand. Artistas participantes apresentaram seus processos desenvolvidos ao longo de setembro e outubro. O grupo de residentes da segunda fase foi formado por Adriano Machado (Bahia), Bisoro (Camaragibe), Céleste Richard Zimmermann (França), Libra Lima (Olinda) e Paola Ribeiro (São Paulo), com acompanhamento curatorial de Lia Letícia.


A Residência de 2023 adotou o conceito de "fruto", que engloba ideias de memória da terra, disseminação de conhecimentos e transformação da matéria, a partir das relações entre cultura, território, natureza e memória para novas formas de pensar o mundo.


Interessado pelos "territórios afroinventivos", Adriano Machado produziu vídeos e fotos com os oleiros da Oficina, com os integrantes do Maracatu Real da Várzea e com a ferralharia do Mestre Esquerdinha (falecido em 2020), também na Várzea. Com vídeo, performance, pintura e costura, Bisoro investiga relatos de Eduardo Ferreira da Silva, seu avô, que morou em Camaragibe e Caruaru. Céleste está produzindo obras que utilizam como materiais elementos ligados à cultura da cana, como a aguardente, o açúcar e a rapadura. Libra desenvolveu o protótipo de uma audioinstalação construída a partir de sons percussivos e vocais captados em ensaios do Afoxé Alafin Oyó, maracatus e prévias carnavalescas. Paola interagiu com artistas sonoros do Recife, promoveu uma vivência no Paço do Frevo e visitou ruínas em frente ao mar no Cabo de Santo Agostinho.


No primeiro ciclo, encerrado em setembro, os participantes foram Yanaki Herrera (Peru), Moábia Ferreira (Camaragibe), Karuá Tapuia-Tarairiú (Paraíba) e Marissa Noana (Ceará). Além de Lia, Rafael RG e Aline Albuquerque participaram da seleção de residentes.


Após a conclusão, as atividades ainda continuarão por meio da Residência Internacional Recife-Nantes, com a presença da artista Juliana Xukuru na França e com a permanência Céleste em Pernambuco até novembro. Em 2022, o francês Igor Porte e o pernambucano Abiniel Nascimento fizeram esse intercâmbio.


Acesse aqui a chamada pública com o regulamento completo


Âncora 1
bottom of page