A Oficina Francisco Brennand é uma instituição cultural que visa preservar e expor o legado do artista Francisco Brennand, ao passo que atua como fomentadora e difusora de práticas artísticas e culturais contemporâneas. Patrimônio nacional e marco cultural do Recife, a Oficina tornou-se, em 2019, um instituto sem fins lucrativos, a fim de ampliar o acesso de visitantes e preservar seu caráter público.

No coração da Mata da Várzea, no Recife (PE), a Oficina salvaguarda um amplo conjunto de obras do seu artista, distribuídas em espaços expositivos, jardins – um deles projetado por Roberto Burle Marx – e reserva técnica. O espaço compreende ainda edificações fabris, como a área de decoração e olaria, ateliês e uma capela, de autoria dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli. Além disso, instalações abertas ao público, como um café-restaurante e uma loja.

A transformação em instituição sem fins lucrativos partiu do desejo do próprio Francisco Brennand, que doou um acervo de mais de 2.300 obras, além das instalações físicas situadas em meio a uma reserva ambiental. Desde então, a Oficina realiza um amplo esforço de modernização, buscando capturar o pleno potencial das instalações e de seu acervo, assim como estabelecer um modelo de gestão sustentável para expandir seu alcance junto à comunidade. Para isso, foi aprovada uma nova governança, com base nas melhores práticas de instituições internacionais privadas, assegurando a profissionalização da gestão e a transparência para seus apoiadores.


visite →
equipe →