Com o desejo de manter a prática artística como um processo de reflexão, experimentação e pesquisa, o que está na sua origem enquanto ateliê, a Oficina Francisco Brennand oferece programas de residência. A proposta é promover vivências, convivências e intercâmbios entre diferentes artistas, agentes e profissionais das artes, da educação e da cultura.

Com o apoio de bolsas de incentivo, os artistas, educadores e pesquisadores podem submeter projetos a serem desenvolvidos na cidade do Recife ou em outros cenários geográficos, definidos a cada edição, a partir de parcerias com instituições nacionais e internacionais. Os selecionados também participam de encontros com artistas e pesquisadores convidados. Por meio de conversas públicas, compartilham ainda seus processos criativos. É de interesse do programa acolher projetos que lidem com diferentes provocações e lastros históricos.

O programa é voltado para profissionais das artes e da educação maiores de 18 anos, que sejam pessoas nascidas no Brasil ou radicadas em território brasileiro há pelo menos cinco anos. Os editais e formulários para inscrição podem ser acessados periodicamente neste site.

No ano de 2021, a Oficina promoveu duas residências: a Residência Cultural Moldar o Existir: Vivências Mediadas pelo Barro, com coordenação de Renata Felinto, e a Residência Processos de Criação em Educação, conduzida por Gleyce Kelly Heitor.

Em 2023, foi promovida mais uma Residência Cultural, com curadoria de Lia Letícia.