Acesse aqui o regulamento da Chamada Pública
Acesse aqui o formulário de inscrição da Residência Cultural 2023
Acesse aqui o formulário de inscrição da Bolsa Residência Recife Nantes

A artista Lia Letícia fará o acompanhamento curatorial da Residência Cultural 2023
Oficina Francisco Brennand abre Chamada Pública para residências no Recife e em Nantes
São nove vagas para a atividade na capital pernambucana, já a bolsa internacional selecionará artista residente no Recife para ir à cidade francesa. As inscrições foram prorrogadas até 4 de junho
Estão abertas as inscrições das Chamadas Públicas de dois novos projetos da Oficina Francisco Brennand que estimulam processos de reflexão e experimentação. Na Residência Cultural 2023, nove bolsistas serão selecionados para participar de convivências e intercâmbios criativos. Na Bolsa Residência Internacional Recife Nantes, um artista da Região Metropolitana será escolhido para desenvolver um projeto na França.
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DOMINGO, 4 DE JUNHO
A Residência Cultural acontece no Recife entre 14 agosto e 22 de outubro de 2023, em dois ciclos. Possui abrangência nacional e é voltada para profissionais das artes em suas inúmeras linguagens e transversalidades (visuais, sonoras, corporais, audiovisuais, cênicas, educativas, curatoriais, acadêmicas etc). Os nove selecionados receberão um apoio de R$ 2,5 mil, além de auxílios para hospedagem, transporte e refeições.
A Bolsa Residência Internacional Recife Nantes é destinada a artistas que residem na cidade do Recife e Região Metropolitana há pelo menos 3 anos. Ela acontece entre os meses de outubro e novembro na cidade de Nantes (França), com base na Galerie Paradise, espaço de experimentação e pesquisa em arte contemporânea. O selecionado receberá um apoio de 2,5 mil Euros.
A Residência Cultural 2023 parte da ideia de "fruto". É um tema que carrega noções de memória da terra, disseminação dos saberes e reprodução ou transformação da matéria. Esperam-se projetos que ramifiquem, interliguem e transversalizem as linguagens e as práticas, com propostas que abracem as relações de natureza e cultura, território e memória como perspectivas de criação de mundo.
Para a Bolsa Residência Recife Nantes, esperam-se projetos interessados nas relações que até hoje permanecem nestes territórios, cidades portuárias com grande presença histórica migratória, posicionadas à beira dos rios Capibaribe e Loire.
A Residência Cultural terá a artista Lia Letícia como curadora convidada. A partir de sua experiência no campo das poéticas visuais e da educação, ela vai propor uma metodologia de acompanhamento para o grupo, que abrace o caráter coletivo e as singularidades de cada processo criativo a ser desenvolvido.
As chamadas públicas têm realização da Oficina Francisco Brennand. A bolsa para Nantes está sendo oferecida juntamente com o Consulado Geral da França no Recife, contando com a parceria do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), Prefeitura do Recife, Usina de Arte, Prefeitura de Nantes, Galerie Paradise e Embaixada da França no Brasil.
Em 2021, a Oficina promoveu a "Residência Cultural Moldar o Existir: Vivências Mediadas pelo Barro", com coordenação de Renata Felinto, e a "Residência Processos de Criação em Educação", conduzida por Gleyce Kelly Heitor.
Serviço:
Chamada Pública das Residências da Oficina Francisco Brennand
Dúvidas: residenciacultural@oficinafranciscobrennand.org.br
Formulário de inscrição da Residência Cultural 2023 (clique aqui)
Formulário de inscrição da Bolsa Residência Internacional Recife Nantes (clique aqui)
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DOMINGO, 4 DE JUNHO
