
Resultado da seleção:

Um total de 11 selecionados, entre artistas e profissionais de educação e pesquisa, compõem a lista final do programa de Residência Cultural 2023 da Oficina Francisco Brennand, neste segundo semestre. O projeto acontece no Recife e em Nantes, na França, entre os meses de agosto e novembro. Para as atividades na capital pernambucana, foram dez contemplados: Álex Ìgbó (BA), Karuá Tapuia-Tarairiú (PB-PE), Moábia Ferreira (PE), Terroristas del Amor (CE) e Yánaki Herrera (Peru-MG), Adriano Machado (BA), Bruno Pinheiro (BA-SP), Libra Lima (PE), Paola Ribeiro (SP) e Céleste Richard Zimmermann (França). Já para a Bolsa Residência Internacional Recife-Nantes, a escolhida foi a artista Juliana Xukuru, que passará por um período de pesquisa e produção na cidade francesa, com base de apoio na Galerie Paradise.
Foram recebidas 367 inscrições para a Residência Cultural 2023 (voltada para profissionais atuantes em todo o Brasil) e 42 inscrições para a Bolsa Internacional Recife Nantes (voltada para residentes na Região Metropolitana do Recife).
No Recife, os selecionados serão divididos em dois grupos e receberão acompanhamento curatorial da artista visual Lia Letícia. O primeiro grupo com trabalhos de 14/08 a 17/0, e o segundo, de 18/09 a 22/10. Para o caso de desistências ou imprevistos, serão suplentes Bisoro (PE) e Katharine Trajano (PE). A seleção e as entrevistas foram feitas pela equipe da Oficina Francisco Brennand junto com Aline Albuquerque, Rafael RG e Lia Letícia. As nove pessoas selecionadas receberão um apoio de R$ 2,5 mil, além de auxílios para refeições, transporte e hospedagem (de acordo com as normas da chamada pública).
“A partir da concepção de fruto, que remete à ideia de preservação da terra, disseminação do conhecimento, transformação da matéria e reprodução, a Residência Cultural permite a confluência de diferentes linguagens, práticas e ideias que valorizem a relação entre natureza, cultura, território, memória possibilitando a criação de novas narrativas, aspectos que devem ser levados em conta durante todo o processo de pesquisa”, registra Ariana Nuala, da equipe de Curadoria da Oficina Francisco Brennand. Em 2021, a instituição promoveu dois projetos do tipo, a “Residência Cultural Moldar o Existir: Vivências Mediadas pelo Barro”, com coordenação de Renata Felinto, e a “Residência Processos de Criação em Educação”, conduzida por Gleyce Kelly Heitor.
Acesse aqui a Chamada Pública com o regulamento completo
Bolsa Internacional
A Residência Artística Internacional Recife-Nantes é fruto do termo de cooperação, estabelecido em 2003, entre a cidade de Recife e a cidade de Nantes, possibilitando diversos intercâmbios culturais e científicos entre esses dois territórios. Juliana Xukuru, artista selecionada, vai residir por seis semanas na cidade de Nantes, recebendo uma bolsa no valor de €2.500,00 (dois mil e quinhentos euros) líquidos para o período de residência. Além disso, vivenciará ao longo de 36 horas semanais, atividades síncronas e assíncronas, individuais e coletivas do programa.
A artista francesa Céleste Richard Zimmermann estará no Recife entre os meses de agosto e setembro para participar da Residência Cultural 2023 da Oficina Francisco Brennand. Sob acompanhamento curatorial da artista Lia Letícia, Céleste estará em contato com um grupo de profissionais das artes, da pesquisa e da educação de todo o Brasil.
Céleste foi selecionada por meio da Bolsa Residência Internacional Recife Nantes, realizada pela Oficina Francisco Brennand e pelo Consulado da França, em parceria com a Usina de Arte e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. No mesmo projeto, como forma de intercâmbio, a artista pernambucana Juliana Xukuru passará um período na França, com base na Galeria Paradise, espaço de experimentação artística.
@celesterizim é uma artista visual que se formou na Beaux-Arts de Nantes (França) em 2017. Na forma de baixos-relevos de açúcar, o projeto que ela quer realizar em Recife questiona uma certa história da colonização, comercialização e exploração de plantas no Brasil.
Fotos: Gilmar Xukuru e Gregg Bréhin

A artista Lia Letícia fará o acompanhamento curatorial da Residência Cultural 2023
